Vinhos Vinicola Geisse Food Safari Vale dos Vinhedos
2021

Vale dos Vinhedos – Janeiro 2021

Expedição enogastronômica pela cultura gaúcha com aula prática de cozinha e experiências exclusivas

Roteiro único e exclusivo contemplando visita a vinícolas e uma programação de experiências inesquecíveis em restaurantes e passeios na região gaúcha: Vale dos Vinhedos.

Expedição conduzida pelo Chef Anfitrião Fabrício Goulart

20 de Janeiro Quarta-feira

Chegada em Porto Alegre no período da manhã. Nossa equipe estará no aeroporto aguardando para iniciar esta experiência de enogastronomia em van para Bento Gonçalves com partida às 12h.

Parada para almoço na churrascaria Schneider, localizada em uma tradicional casa germânica com serviço de rodízio de carnes e buffet com acompanhamentos e sobremesas. Oportunidade de degustar o verdadeiro churrasco gaúcho.

A viagem continua após o almoço por aproximadamente 2h. Check-in no Hotel em Bento Gonçalves e descanso. Saída às 19h para happy hour na cervejaria artesanal SUD onde haverá  um tour para conhecer o processo produtivo e degustar os diferentes tipos de cervejas artesanais ali produzidos.

Retorno para hotel e noite livre

21 de Janeiro Quinta-feira

Saída após o café da manhã para o distrito Faria Lemos onde haverá um dia completo de atividades voltadas ao aprendizado da  vitivinicultura na propriedade da vinícola Cristofoli.

O grupo será recebido pela enóloga Bruna Cristofoli que pertence à quarta geração da família que produz uvas e vinhos nesta mesma propriedade desde 1896. A primeira atividade é um passeio pelos parreirais e participar da vindima – colheita da uva. Os participantes são convidados a acompanhar esse momento especial que só acontece nesta época do ano. Com a quantidade suficiente de uvas colhidas, todos são convidados a tirar os calçados, erguer a barra da calça e pisar nas uvas, da mesma forma como se fazia antigamente. A brincadeira é acompanhada com música tradicional italiana e de um merendim – um lanche com degustação de um espumante da casa.

No final da manhã os participantes são convidados a visitar a área da vinícola e participar de uma degustação orientada de 5 rótulos. O almoço será servido no jardim, ao lado do parreiral. O menu conta com entrada, 3 opções de prato principal e 2 opções de sobremesa.

Retorno para o hotel no meio da tarde para descansar da experiência de enogastronomia. Noite livre.

22 de Janeiro Sexta-feira

Saída após o café da manhã para o município de Pinto Bandeira, também conhecida como a cidade da uva onde grande parte das propriedades rurais são viticultoras. A visita às caves da premiada Família Geisse, produtora de alguns dos melhores espumantes do Brasil.

Dentro da vinícola serão conhecidos todos os detalhes do processo de elaboração de espumantes pelo método tradicional assim como os famosos champagnes, onde a segunda fermentação do líquido ocorre dentro da própria garrafa.

Em seguida haverá uma degustação orientada de 4 rótulos no interior da vinícola – uma oportunidade de conhecer um dos melhores espumantes da América do Sul, que recebem elogios de críticos do mundo inteiro.

A partir das 11h, nos jardins da propriedade, haverá aula de Tortéi com o chef Fabricio Goulart (almoço) ao mesmo tempo que a propriedade transforma este espaço num Open Lounge com serviço de bar e snacks. Tarde livre para desfrutar dos ares da propriedade e retorno para o hotel para descansar.

23 de Janeiro Sábado

Partida após o café da manhã para o município de Garibaldi onde o chef Rodrigo Bellora comanda o restaurante Valle Rústico. Faremos uma visita guiada pela horta da propriedade para conhecer a produção do restaurante e conhecer o trabalho do Rodrigo dentro da rede Slow Food. O menu do restaurante é sazonal, elaborado de acordo com os produtos disponíveis na horta e entre os agricultores familiares da região. São 6 etapas de um menu elaborado desfrutando do aroma e sabor dos pratos, uma ligação com a natureza que visa surpreender pela simplicidade, excêlencia e qualidade.

Após o almoço, seguiremos para Carlos Barbosa para embarcar no Trem do Vinho. Durante a viagem há degustação de suco de uva e vinho, teatro, música tradicional gaúcha, coral italiano e tarantella, uma dança tradicional italiana. Os artistas passam pelos vagões e animam os passageiros. Da janela do trem se observa paisagens da Serra Gaúcha. Uma experiência de enogastronomia inesquecível,

Chegada em Bento Gonçalves e deslocamento até o Hotel para descansar. Pernoite.

24 de Janeiro Domingo

Encerramento deste roteiro de Enogastronomia. Café da manhã e check-out para iniciar a viagem de retorno para Porto Alegre a fim de pegar o voo de retorno. Sugerimos agendar um voo a partir das 13h.

Confira o Vídeo

Food Safari
Vale dos Vinhedos – Janeiro 2021