Food Safaris Amazônia Viagem e GastronomiaFood Safaris Amazônia Viagem e GastronomiaFood Safaris Amazônia Viagem e GastronomiaFood Safaris AmazôniaFood Safaris Amazônia Viagem e GastronomiaFood Safaris Amazônia Viagem e Gastronomia
2022

Amazônia – Fevereiro 2022

Conheça a Amazônia de verdade numa expedição Food Safaris, vivenciando o esplendor da floresta em seu momento mais pulsante do ano. Vamos conduzir você por experiências singulares que ficarão na memória!

Uakari Lodge de Selva – Localizada dentro da primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Brasil – Mamirauá, no município de Tefé, no Amazonas. Uma pousada Flutuante, onde os botos Tucuxis são facilmente avistados da janela do apto, fazendo acrobacias na água. A concepção da pousada é 100% sustentável – desde o uso de água e energia, gestão dos resíduos até o lucro que é dividido entre as comunidades do entorno, responsáveis pela gestão da pousada. Comida deliciosas, hospedagem super confortável e recém reformada, passeios na floresta e você ainda contribui com o desenvolvimento de comunidades tradicionais. Os Food Safaris privilegiam estas iniciativas e levam você a conhecer a Amazônia de verdade.

09 de Fevereiro de 2022

Recepção no Aeroporto Internacional de Manaus (MAO), nossa equipe estará aguardando sua chegada para transporte até o Hotel, nosso recanto para hospedagem durante estes primeiros dias na Amazônia, ao lado do Teatro Amazonas. Check-in disponível a partir das 14h. Encontro do grupo no final da tarde no restaurante do hotel para um drink e jantar de boas vindas (incluso).

10 de Fevereiro de 2022 – Quinta-feira

Café da manhã delicioso no hotel, com sucos de frutos regionais e tapioca com queijo local. Partida às 9h para uma visita guiada ao Mercados Municipal – onde o comércio de alimentos de todo o Estado do Amazonas se concentra. Uma vivência de cheiros e sabores em que te convidamos a lanchar o X-Caboclinho – lanche delicioso preparado com o fruto da palmeira tucumã, um dos preferidos dos manauaras. Em seguida embarcaremos em uma lancha privativa que nos conduzirá sobre o “encontro das águas”. Depois seguiremos para almoçar em um restaurante beira-rio. Retornaremos para o hotel no fim da tarde para descansar, antes de sair caminhando do outro lado do teatro, para jantar no restaurante Caxiri, da chef Debora Shornik – uma especialista em fusão de técnicas francesas com ingredientes regionais. Retorno para o hotel e pernoite.

11 de Fevereiro de 2022 – Sexta-feira

Café da manhã cedo e partida para o aeroporto para embarcar no voo para a cidade de Tefé. São 1h20min sobrevoando a floresta amazônica, uma visão impressionante da densidade da flora que nos deixa com o rosto colado na janela do avião!

Chegada a Tefé, nossa equipe estará esperando para nos conduzir no transporte de barco até a Pousada Flutuante Uakari um eco-lodge administrado pelas comunidades locais. Check-in nos apartamentos e reunião no flutuante principal para saborear caipirinhas feitas com frutos regionais. O almoço preparado pela equipe da cozinha do hotel. A tarde faremos um passeio de barco pelo Lago de Mamiruá – a primeira experiência de observação da fauna e das paisagens da Amazônia. Ficaremos contemplando o por do sol, quando iniciaremos o retorno para a pousada. Após o jantar, palestra com os comunitários sobre o que é a reserva e seus objetivos. Pernoite.

12 e 13 de Fevereiro de 2022 – Sábado & Domingo

Os dias começam com um delicioso café da manhã composto de pães, tapiocas, frios, ovos, geléias e sucos de frutas regionais. Os dias são divididos em passeios na natureza e aula de cozinha regional. Uma das principais atividades desses dias é a visita à comunidade onde uma guia local nos conduz pela pequena vila com casas de palafitas que também abrigam escola, posto de saúde, quadra de futebol e exposição de artesanato.

Ali acompanharemos os trabalhos de uma família na “casa de farinha”. Todo o processo artesanal de moagem da mandioca e prensagem da massa no tipiti (espremedor de palha natural produzido pelas comunidades indígenas) para extrair o líquido que resultará no tucupi (molho amarelo extraído da mandioca silvestre) e na massa que será torrado e se tornará a farinha d´Água.

Os passeios de barco são uma oportunidade de observação da vida silvestre pois o Lago de Mamirauá é habitado por inúmeras espécies de aves, preguiças, macacos e botos – incluindo o Boto Rosa! O Macaco Uakari só ocorre nessa porção da Amazônia, por ser uma espécie endêmica, nomeia a reserva que trabalha por sua conservação.

14 de fevereiro de 2022 – Segunda-feira

Partida após o café da manhã para a cidade de Tefé a fim de pegar o voo de retorno para Manaus. e de lá, seguir para seu destino final.

Confira o Vídeo

Food Safari
Amazônia – Fevereiro 2022