pelo Chef Paulo Machado – em referência ao uso de Ingredientes locais
O alimento moderno está deslocado, ou seja, desconectado de seu enraizamento geográfico e das dificuldades climáticas que lhe eram tradicionalmente associadas.
Em épocas de pandemia alimentos continuam sendo levados de um país pra outro em viagens consideráveis. Nos dá a reflexão de que nós humanos nunca fomos tão ameaçados e dependentes da natureza e de outras espécies como agora. E ao mesmo tempo estamos a perceber que a qualidade e funcionalidade do produto local é muito mais valiosa e eficaz.
Em treinamentos de cozinha que o Instituto Paulo Machado dá periodicamente visamos reforçar o conceito da utilização integral dos alimentos. Por sua vez o cerne das expedições gastronômicas FoodSafaris mora na valorização de produtos locais, dando enfoque na escolha de lugares aonde os ingredientes produzidos na própria localidade são o prato principal. Vide as refeições da Estância Mimosa em Bonito, da Casa de Cumpade na Paraíba ou do Parador Hampel no Rio Grande do Sul.
Ensino abaixo a receita da MOQUECA VEGANA
Ingredientes
200 gr de Batata Doce cozida em rodelas c/ casca
2 berinjelas picadas em cubos médios
5 maxixes
3 cebolas picadas
4 tomates, sem pele e sem sementes, picados
1 colher de sopa de gengibre picado
2 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça picada
50 g de jurubeba cozida
1/2 maço de salsinha picada
1/2 maço de coentro picado
colorau a gosto
azeite de oliva a gosto
400 ml de leite de coco
100 ml de suco de limão
1 pimentão amarelo em rodelas
sal a gosto
Modo de preparar
Em uma panela de barro, refogue a cebola e o tomate em azeite de oliva e colorau, formando uma cama.
Em uma vasilha, misture as rodelas de batata doce já previamente cozidas, aos demais ingredientes (exceto o leite de coco e o pimentão).
Transfira essa mistura para a panela de barro e finalize com o leite de coco e os pimentões em rodelas. Tampe e cozinhe até ferver e os pimentões estarem cozidos (cerca de 12 minutos). A moqueca pode vir servida dentro de uma abóbora moranga previamente cozida e que também fica deliciosa.
Sirva com arroz branco ou uma farofinha
Rendimento: 6 a 8 pessoas