Food Safari Amazonia CastanhaFood Safari Amazonia ChocolateFood Safari Amazonia AçaiFood Safari Amazonia Turu
2020

Belém & Ilha do Marajó – Outubro 2020

A cultura dos povos da Amazônia através dos talheres

Casa de farinha, fábrica de chocolates artesanais, processadora de açaí e queijaria marajoara são algumas das atividades gastronômicas deste roteiro, além da experiência “mãos na massa” para produção de pratos típicos. 03 noites em Belém e 02 noites na Ilha do Marajó voltados para a pesquisa da cozinha paraense.

20 de Outubro
terça-feira

O Food Safari Belem e Marajo viagem de gastronomia inicia a partir de sua chegada em Belém, nossa equipe estará no aeroporto aguardando para levá-lo até o hotel. Check-in no apartamento e encontro com o chef anfitrião no saguão do hotel às 17h para um drink de boas vindas e apresentação do grupo. Saída em van até a Estação das Docas – vamos conhecer o artesanato regional e sentir a brisa da Baia do Guajará.  O jantar de abertura do Food Safari será em restaurante renomado com degustação de peixes regionais.

21 de Outubro
quarta-feira

Partida para uma comunidade ribeirinha na companhia de equipe do Instituto Paulo Martins a fim de conhecer o processo completo de manipulação da mandioca para produção de farinha d´agua, goma, tapioca e tucupi. A aula de característica teórica e prática é encerrada com uma degustação de beiju, tapioquinha e cuscuz. Retorno para Belém e embarque num barco regional com destino à Ilha do Combu para almoçar uma Caldeirada de Peixe num restaurante com vista para Belém. Após a siesta,  trilha na mata para conhecer árvores frutíferas da Amazônia e pela plantação de cacau de onde é extraída a matéria prima dos chocolates orgânicos da Filha do Combu seguida de apresentação do produto e degustação. Retorno para o hotel para descansar.

22 de Outubro
quinta-feira

Saída para o Mercado Ver-o-Peso para conhecer o processamento do açaí e explorar todos os espaços do principal mercado da região Norte. O chef Anfitrião apresenta os principais ingredientes amazônicos e convida para algumas degustações. Almoço no Point do Açaí para comer o verdadeiro açaí com peixe e conhecer o Sr. Nazareno- uma das referências em Açaí na região. Embarque na lancha com destino à Ilha do Marajó. A viagem dura cerca de 2h20min. Chegada no porto de Camará e deslocamento em van até a Pousada para check-in. Caminhada no fim da tarde pelas ruas de Soure com visita ao Atelier de cerâmica do artista Ronaldo Guedes. Saída para degustar o Filé a Marajoara e depois assistir e dançar o Carimbó –considerado um gênero musical de origem indígena com influências da cultura negra e portuguesa

23 de Outubro
sexta-feira

Visita uma queijaria marajoara para aprender o processo de manipulação do leite, coalho e confecção da Queijo do Marajó (feito com leite de Búfala). Após vestir roupa de banho e organizar uma bolsa de praia, a van nos levará até a Vila do Pesqueiro para desfrutar da praia e passear pela vila. Os meninos da comunidade irão ensinar a técnica de extração do Turu – um molusco consumido pelos moradores locais, enquanto as mulheres da associação preparam um almoço simples mas riquíssimo em técnicas artesanais de cocção e sabores paraenses. Retorno para a pousada no meio da tarde para descansar pois a noite teremos uma aula prática de cozinha com pratos regionais incluindo o Filé a Marajoara, o Bolinho de Pirarucu, Caranguejo e o Pato no Tucupi.

24 de Outubro
sábado

Visita ao curtume de couro de búfalo onde vamos saber tudo sobre o manejo sustentável dos produtos deste animal, entre eles a carne e o leite. O almoço será num restaurante regional antes do embarque na lancha rápida com destino a Belém. Chegada em Belém, check-in no hotel e tempo livre para passear pelo centro histórico. O Jantar de encerramento será em restaurante renomado.

25 de Outubro
domingo

Café da manhã, despedida e transporte para o aeroporto. Fim do Food Safari Belem e Marajo viagem de gastronomia

Confira o Vídeo

Food Safari
Belém & Ilha do Marajó – Outubro 2020