Food Safaris Serra Catarinense VFood Safaris Serra CatarinenseMirante Food Safaris Papuã Serra Catarinensetruta defumada Quinta di Catarina Food Safaris
19 a 23 de Junho de 2024

Serra Catarinense

5 dias de viagem por paisagens belíssimas e pela cultura singular de seus moradores, expressa através da gastronomia.

Os patrimônios natural e cultural são a essência dos Food Safaris, elementos que a Serra Catarinense tem em abundância. Os Vinhos de Altitude não são os únicos protagonistas desta viagem. Vamos trazer à cena também o Frescal, queijo Serrano, Mel de Bracatinga, Trutas e as Maçãs. Tudo isso nas bordas do Parque Nacional de São Joaquim, detentor de paisagens de tirar o fôlego.


Dia 1

Chegada em Florianópolis – agendar vôo para o aeroporto FLN chegando até às 12h. Nossa equipe estará esperando para reunir o grupo e darmos início ao Food Safaris  num almoço especial de boas vindas elaborado por um dos chefs mais respeitados da Ilha de Santa Catarina. Após delicioso e animada refeição, embarque no transporte para viagem em direção à Serra Catarinense.

Faremos uma parada  para conhecer a arte de uma mestre queijeira premiada e degustar sua produção artesanal num brunch que inaugura nossa pesquisa sobre os sabores regionais. Seguiremos viagem pela SC 390, uma estrada que serpenteia a Serra e nos conduz até nossa primeira morada nesse roteiro: a cidade de Bom Jardim da Serra. Check-in no hotel e descanso. Noite livre.

Dia 2

Após o café da manhã, vamos um lindo mirante respirar o ar puro da serra e observar a paisagem – local de visão privilegiada dos cânions. Vamos então visitar uma propriedade de agricultura familiar com diferentes espécies de maçãs. Faremos uma caminhada pelo pomar na companhia da proprietária que compartilha seu aprendizado sobre as técnicas de plantio, poda, cuidados e colheita.

Faremos então uma visita a uma Cooperativa Agrícola de São Joaquim, que produz cerca de 40 mil toneladas de maçã e seus derivados. Prepare-se para se surpreender com a engenharia de produção das indústrias catarinenses nesta empresa que também é referência na gestão de cooperativas.

Após essa manhã repleta de experiências, vamos até uma Vinícola premiada saborear o menu degustação delicioso de uma chef hungaro-brasileira, numa refeição harmonizada com os vinhos da casa. Retorno para o hotel no final da tarde para descanso e pernoite.

Dia 3

Manhã para aproveitar os confortos do hotel. Café da manhã em torno das 10h e check-out. Seguiremos até São Joaquim para conhecer a vinícola pioneira na produção de vinhos de altitude na Serra Catarinense. Vamos caminhar pelo parreiral, conhecer a fábrica e degustar alguns de seus rótulos numa degustação orientada pela sommelier local.

Seguiremos então para uma vinícola vizinha e faremos uma visita guiada pelo vinhedo. A sommelier conta os detalhes da produção de um dos espumantes mais premiados do Brasil. A degustação de alguns rótulos será harmoniza os pratos do charmoso restaurante. Um almoço delicioso no jardim da propriedade que deve ficar na memória de todos como um dos momentos mais especiais do roteiro.

Ao final da experiência enogastonômica, seguiremos viagem até Urubici. Check-in na pousada e descanso. Nosso anfitrião convida a todos para uma refeição leve regada a embutidos e vinhos regionais no espaço de confraternização da pousada.

 

Dia 4

Delicioso café da manhã com produtos da colônia. Neste início de manhã vamos ao Morro da Igreja observar o cartão postal do Parque Nacional: a Pedra Furada. A partir do mirante teremos a visão incrível da paisagem. Descendo o morro, passaremos pela Serra do Corvo, outra estrada encravada entre os paredões dos cânions.

Viajaremos até o município vizinho de Bom Retiro para conhecer o trabalho realizado num armazém que reúne produtos regionais artesanais sustentáveis da Serra Catarinense. Em especial ao Food Safaris, os proprietários nos conduzirão por uma caça a cogumelos silvestres e ao final da manhã servirão um almoço com ingredientes selecionados como a truta defumada. Uma experiência Slow Food para ficar na memória!

Retornaremos para Urubici em tempo de assistir o por do sol do alto do cânion. O mirante tem chão de vidro que dá a sensação de estar flutuando sobre o desfiladeiro da serra. Retorno para o hotel para descansar.

Reunião do grupo a noite para o jantar de despedida num dos charmosos restaurantes do centro da cidade.

Dia 5

Café da manhã tardio aproveitando o clima aconchegante da Serra Catarinense e as paisagens rurais ao redor da pousada. Check-out e início da viagem.

O retorno à Florianópolis dura cerca de 3h30min. Sugerimos agendar um voo a partir das 16h ou permanecer mais uns dias na ilha para desfrutar das atividades que a cidade oferece.

Fim do Food Safaris Serra Catarinense

Confira o Vídeo

Food Safari
Serra Catarinense

Falar pelo WhatsApp
Fale Conosco!
Olá,
como podemos te ajudar?