Food Safaris EtiopiaFood Safaris EtiopiaFood Safaris EtiopiaFood Safaris EtiopiaFood Safaris EtiopiaFood Safaris Etiopia
17 a 25 de Novembro de 2024

Etiópia

Experiência de viagem rica em interações com etnias e contato com a natureza

A Etiópia é um país de cultura emblemática, um dos únicos países africanos não colonizado pelos europeus. Sua gastronomia autêntica, recebeu influência italiana no séc XX. É conhecido como o berço da humanidade pois acredita-se que aqui tenha surgido o primeiro hominídeo. Nossa expedição inicia  pela capital, Addis Ababa e depois seguimos para o sul do país, onde o destaque fica para as diferentes etnias que conheceremos no vale do Rio Omo. Cultura, gastronomia e natureza em 9 dias de viagem.


Dia 1

Bem vindos à Etiópia, uma das melhores gastronomias do continente africano. Chegada no Aeroporto de Addis Ababa (ADD) no final da tarde.
Encontro no aeroporto com nossa equipe de receptivo e transfer até o hotel para check-in.
Reunião do grupo às 21h no restaurante do hotel para um drink de boas vindas . Descanso.

Dia 2

As 11h sairemos para um passeio gastronômico a pé por alguns estabelecimentos de alimentos & bebidas onde destacamos seus melhores pratos. Nosso guia conta a história por trás das comidas e das tradições envolvidas na preparação dos alimentos e bebidas. Uma caminhada cheia de aromas e sabores onde teremos a oportunidade de fazer várias degustações.

No meio da tarde seremos brindados com um desafio: como fazer Injera, uma espécie de panqueca gigante que é base para o serviço de quase todos os pratos etíopes. Um grupo de mulheres especialistas estará nos orientando com suas técnicas de preparo e teremos a oportunidade de preparar a nossa própria Injera.

Retorno para o hotel no fim da tarde e noite livre.

Dia 3

Saída após o café da manhã para um passeio pela capital com visita ao Museu Nacional que tem uma das mais importantes coleções da África.

Em seguida vamos conhecer o Museu Etnográfico instalado dentro de um palácio nos jardins da Universidade Federal. Expõe sobre a história da Etiópia, descreve a vida e a cultura de várias tribos, apresenta elementos da espiritualidade dos povos etíopes entre outros temas.

Antes de a fome “apertar“ já estaremos no Merkato, considerado o maior mercado de rua da África. É uma verdadeira imersão cultural pela Etiópia conduzida por um guia especialista local para entendermos toda a dinâmica do comércio e conhecermos melhor os hábitos locais.

Antes do sol se por estaremos no mirante panorâmico do Monte Entoto, que oferece vista panorâmica da cidade. Ali desfrutaremos de uns drinks e poderemos trocar informações sobre a experiência vivida neste dia.

Dia 4

Partida às 7 da manhã para o sul de Addis Ababa através do Vale do Rift. A partir de hoje nosso transporte será em veículos 4×4 para maior conforto dos passageiros. Vamos passar a manhã em viagem com uma parada especial na região do Lago Ziway para observar a avifauna nas margens do lago, incluindo uma das maiores aves do mundo, a cegonha-marabu e experimentar o peixe local que é frito inteiro e servido com tubérculos. Chegaremos na cidade de Yirgalem em torno das 13h para almoço e check-in no Aregash Lodge. A acomodação foi construída no meio de um cafezal e feita em Tukuls – cabanas com telhado de bambu seguindo estilo de uma vila tradicional etíope. A hospedagem oferece serviços e conforto necessários para termos uma excelente experiência de viagem.

No início da tarde vamos visitar a fazenda de café e conhecer os processos de produção daquele que é considerado o melhor café do mundo. Nessa visita saberemos melhor sobre os cuidados com o cafezal, desde a planta até a colheita e entender como funcionam as cooperativas para atender às altas exigências da demanda do mercado de café internacional. A colheita do café vai de Outubro à Janeiro, então acompanharemos a colheita e o processamento dos grãos durante nossa visita.

No início da noite vamos participar de uma tradicional cerimônia do café, Vamos degustar coletivamente e também entender os detalhes que envolvem o ritual. Jantar livre e descanso.

Dia 5

Depois do café da manhã no Aregash Lodge vamos continuar nossa investigação sobre o café e saber mais sobre sua história, aspectos culturais na produção e no consumo, questões sociais e da cadeia de empregos, bem como sobre sua relevância para a economia etíope.

Partiremos no final da manhã para uma viagem de aproximadamente 4horas com destino a Arba Minch. Faremos uma parada para almoço em Sodo e depois subiremos as montanhas Gughe para visitar o povo Dorze, famoso por suas enormes cabanas, um exemplo clássico de arquitetura simples, lembrando uma colmeia gigante. Embora estas cabanas de madeira nobre e bambu trançado pareçam frágeis, elas podem durar até 60 anos. Cada cabana tem uma espécie de “nariz” na extremidade sul, servindo como sala de recepção. No meio da cabana há uma lareira para cozinhar e também bancos baixos para sentar ao redor do fogo.

Quinta-feira é dia de mercado na aldeia de Dorze e por isso escolhemos essa data para visitá-los. Durante a visita vamos aprender como preparar o pão local chamado Kochoo, feito a partir de uma espécie falsa de bananeira, e acompanharemos a tradição feminina da tecelagem. A tecelagem é a profissão principal de muitos mas também há agricultores que plantam através de engenhosos terraços nas encostas das montanhas.

No final da tarde faremos check-in no resort Haile Arbaminch onde teremos novamente uma hospedagem em hotel urbano, desta vez com com vista para os lagos Abaya and Chamo. Jantar livre e descanso.

Dia 6

Manhã de descanso no apartamento ou aproveitando algum serviço de bem estar do hotel. Partiremos no fim da manhã para a cidade de Konso, onde fica um dos sítios do Patrimônio Mundial na Etiópia. Konso é conhecida por suas aldeias muradas de pedra e significativa paisagem cultural: Em um local árido, organizada em moradias com terraços e paredes de pedra, vive uma comunidade há 21 gerações.
A paisagem demonstra os valores comuns, a coesão social e o conhecimento de engenharia das suas comunidades. Depois de nossa pausa para almoço, seguiremos viagem para Turmi, lar do povo Hamer. No deslocamento até lá receberemos informações sobre essa cultura singular, seus símbolos e organização social. Os Hamers são uma das etnias mais populosas do Vale do Omo (quase 50mil). A comunidade nos recebe para uma visita, nos mostrará sua arte em colares de contas coloridas e outros adereços artesanais repletos de significados. Nos arredores da vila observamos sua atividade de produção, em torno da criação de cabras e gado, plantio de milho, tabaco e cereais. Chegaremos no hotel no início da noite para check-in. Jantar livre e descanso.

Dia 7

Sairemos pela manhã para a cidade de Omorate, próxima da fronteira com o Quênia, para conhecer o grupo étnico Banna cujas pinturas corporais são cheias de significados.

Retornaremos para almoçar no hotel e check-out.
Em seguida partiremos para Dimeka a fim de visitar o mercado local – um dos maiores do sul do vale do Rio Omo e frequentado por pessoas de várias tribos como Hamer, Benna, Tsemai e outras. O ponto alto do mercado é a partir das 13h pois a maioria dos participantes viajam a pé de suas comunidades. Vamos encontrar várias etnias reunidas comercializando diferentes produtos.

No meio da tarde chegaremos na cidade de Jinka e teremos uma aula de cozinha numa tribo Ari. Os Ari são povos agricultores, utilizam tecnologias próprias para o plantio de café e sorgo e produção de gado. Fazem mel e seu próprio álcool. Eles produzem suas próprias ferramentas e algumas mulheres fazem cerâmica para usar e vender. Check-in no hotel com jantar livre e descanso.

Dia 8

Após o café da manhã vamos a visitar uma tribo da etnia Mursi, conhecida por suas placas no lábio inferior e no lóbulo das orelhas. Mas sua cultura vai muito além dos adereços. O povo Mursi vive no Parque Nacional do Mago e a sua população ronda os 8.000 habitantes. Eles não são agricultores, a criação de gado é o mais importante para eles. Eles fazem suas roupas com pele de gado e também dormem sobre ela. Será nossa atividade de despedida do povos do Vale do Rio Omo.
Retornaremos para almoçar no hotel e check-out. Embarcaremos no voo da Ethiopian Airlines que parte às 14h15 para Addis Ababa. Chegada na capital e deslocamento para o hotel.
Jantar especial de encerramento da viagem e descanso.

Dia 9

Café da mahã, check-out e partida para o aeroporto a fim de pegar o voo de volta para o Brasil. Fim do Food Safaris Etiópia..

Confira o Vídeo

Food Safari
Etiópia

Falar pelo WhatsApp
Fale Conosco!
Olá,
como podemos te ajudar?