Pelo Chef Paulo Machado – em referência a Gastronomia pós Pandemia
Direto de Barcelona, no coração da Catalunya, o lugar onde consolidamos parcerias duradouras para roteiros das expedições gastronômicas Food Safaris. Esperamos num futuro próximo poder retornar as viagens. Mas vou aproveitar esta temporada para contar hoje e nos próximos dias um pouco de como estão as coisas por aqui. A cidade foi um dos epicentros da epidemia de Coronavírus e pouco a pouco se recupera com novas regras para o ramo da hospitalidade.
Pequenos restaurantes que tem terraços recebem a permissão de abrir e operar com apenas 50% de sua capacidade. No restaurante e bar Entrepanes Dias no bairro de Eixample os cardápios impressos diariamente em folha sulfite são descartáveis, visando assim reduzir o risco de disseminação do vírus.
Aqui produtos frescos do Mediterrâneo desfilam toda potência de sabor, como o Polvo à Galega, Calamares fritos (anéis de lula) e Aioli (maionese de alho),Jamon ibérico de bellotas o famoso presunto curado espanhol, Escabeche de Bonito (na foto), Azeitonas Gordal e Entrecôte com pimenta de Padron.
Estas são algumas das deliciosas tapas, opções para compartilhar em pequenos grupos atendidos por garçons mascarados porém atentos e bem humorados nas calçadas, pátios e esplanadas da cidade que, aos poucos, vai se recompondo para dias mais aprazíveis deste inédito verão europeu.