Pelo Chef Paulo Machado em referência aos Vinhos do Brasil
No Sul do Brasil, nesta época do ano, nem todo mundo sabe mas é hora da vindima. A tradicional colheita das uvas para se fazer vinho.
Semana passada conheci várias destas vinícolas com trabalhos espetaculares e uma delas me chamou atenção pelos procedimentos de atendimento do público ao ar livre. Nada mais contemporâneo para quem deseja viajar com segurança em épocas de pandemia não é mesmo?!
É o caso da vinícola Don Giovanni, que fica entre os municípios de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, no interior do Estado do Rio Grande do Sul na região do Vale dos Vinhedos.
A vinícola é famosa, além de produtora histórica de vinhos na região, por ter sua origem a ver com a produção de conhaques de uva no Brasil.
Um de seus primeiros donos foi André Dreher (a antiga e famosa empresa Dreher, mantinha ali na propriedade seu centro tecnológico).
No local, além da possibilidade de um passeio por suas videiras e plantações orgânicas, tem também uma casa antiga, da década de 30 e que foi posteriormente transformada em pousada com vista espetacular para o vale.
Enfim, um local para se conhecer. Gostaria de agradecer a hospitalidade de Daniel Panizzi, um dos proprietários, que nos recebeu de forma muito elegante w hospitaleira na propriedade, nos regalando aula de história e degustação de vinhos espumantes surpreendentes da vinícola.
Já não vejo a hora de voltarmos por lá com as expedições foodsafaris!
Apure os sentidos e bom apetite.