Pelo Chef Paulo Machado – em referência à cozinha paraguaia e viagem gastronômica.
Prato de inverno no Paraguai, o Frango bori-bori é um guisado da ave com colorau, cujo molho leva bolinhas feitas de fubá de milho e queijo. O delicioso prato é muito comum entre os meses de junho e julho em Assunção, quando os dias são mais frios. A paraguaia Teresita O’Hara, diretora do grupo O’Hara Gastronomia, é craque no preparo do bori-bori: com ela participo do Sapucay, um grupo de estudos sobre a cozinha da América do Sul (sapucay, em guarani, significa “grito” característico nos bailes de chamamé).
FRANGO BORI BORI
Ingredientes
- 1 kg de sobrecoxa de frango
- 10 ml de azeite de oliva
- 20 g de bacon em cubos
- 1/2 cebola cortada em quatro
- 1 dente de alho picado
- 25 g de salsão em cubos
- 25 g de cenoura cortada em cubos
- 1 folha de louro
- 4 cravos-da-índia
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- cebolinha picada a gosto
- óleo de soja o quanto baste
- água o quanto baste
- pimenta dedo-de-moça fresca a gosto para decorar
Para os bolinhos:
- 1,5 kg de fubá amarelo
- 40 g de parmesão ralado
- 130 g de cebola em cubinhos
- 10 g de manteiga clarificada
- 5 ovos
- colorau a gosto
- salsinha picada a gosto
- sal a gosto
Modo de preparar
Numa panela média, salteie o bacon no azeite até que sua gordura solte. Junte o frango, temperado com a pimenta-do-reino, e doure-o. Acrescente a cebola, o salsão, a cenoura, o alho, o louro, o cravo e o sal e refogue rapidamente. Cubra com água e cozinhe até a carne do frango ficar macia.
Coe o fundo (caldo) que se formar e reserve. Em uma vasilha separada, misture o fubá, o parmesão, a cebola e o sal. Faça um buraco no centro da massa, acrescente a manteiga e os ovos e misture até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 30 minutos.
Faça bolas pequenas com a massa. Cozinhe-as no caldo de cocção do frango até que fiquem macias. Junte o colorau e a carne de frango e cozinhe por mais 15 minutos. À medida que as bolinhas de fubá forem cozinhando, o caldo ficará mais grosso. Abaixe o fogo, corrija o tempero e sirva. O prato rende para até 4 pessoas.
Esta iguaria compõe o cardápio de algumas de nossas expedições Food Safaris.