Pelo Chef Claudio Jr. em referência à Roteiros Gastronômicos no Brasil
Para o Chef Cláudio Jr. falar de gastronomia nos dias de hoje, é olhar com carinho para trás. A culinária atual retrata a raiz, a comida de quintal, os ingredientes simples, o mato de horta, a flor de jardim, produtos e produtores locais. No atual momento em que a culinária brasileira está em evidência, pesquisar e se aprofundar no que é nosso, tem sido um “dever de casa”; dentro ou fora das cozinhas.
Cláudio estuda a ligação da cozinha empírica com a cozinha técnica, e resgata a culinária do seu estado Paraná, mostrando ingredientes de origem, assim como seus preparos.
A identidade da gastronomia paranaense é fruto das influências de diversos povos. Dentre eles, os índios foram os primeiros a construí-la. O índio paranaense tinha uma alimentação variada e repassaram esses conhecimentos aos tropeiros e primeiros habitantes do nosso estado, o Barreado, teve influência dessa cultura. O surgimento do prato é polêmico, muitos contam que os índios carijós o preparavam em panela de barro, cozinhado em fogo de chão, tampando-o com folhas de bananeira.
Vivenciar essa produção gastronômica é uma oportunidade excepcional que viabilizamos nos Food Safaris – Roteiros Gastronômicos.
BARREADO
Ingredientes:
3 kg coxão mole
500 gr toucinho
200 gr Cebola picada
70 gr alho picado
3 unidades folha de louro
1 cs cominho em pó
1 cs extrato de tomate
Qb sal
Qb pimenta preta moída
500 gr farinha branca crua
600 gr mistura de farinha com água para vedação
MODO DE PREPARO:
Tempere a carne e deixe descansar. Frite o toucinho em panela grossa e acrescente os demais temperos até que doure.
Coloque esses ingredientes em uma panela de barro e acrescente água até cobrir.
Vede a panela com a farinha e leve a mesma em fogo brando por 4 horas. Após cozida separe a carne do caldo e reserve.
Com o caldo faça o pirão.
Acompanhamento:
Farinha branca
Pimenta
Banana da terra
Cachaça de banana