Food Safari de São João - Jun/2018

Food Safari de São João - Jun/2018

Os anfitriões desta viagem gastronômica são os Chefs Paulo Machado e  Cumpade João que vão apresentar técnicas e ingredientes da cozinha de raiz do sertão nordestino. Inclui 2 noites de hospedagem em Cabaceiras e 2 em Campina Grande - PB, participação no Maior São João do Mundo, aulas práticas de cozinha sertaneja, visita a engenho de cana e à produção de queijos da fazenda da família de Ariano Suassuna e forró no Arraiá de Cumpade.

06 de Junho

Chegada em João Pessoa (sugerimos agenda um vôo com chegada em torno das 15h). Encontro do grupo no aeroporto e partida às 16h para a cidade de Cabaceiras. Check-in no hotel e acompanhamento do preparo do Bode no Buraco. Confraternização do grupo nos jardins do hotel. Jantar e pernoite.

07 de Junho

Check-out após o café da manhã e partida para a Fazenda Carnaúba no município de Taperoá para conhecer a produção de queijo de cabra, famosa pelos prêmios que já conquistou e também por ser de propriedade da família de Ariano Suassuna. Almoço na fazenda preparado com a ajuda do grupo e sob orientação do Chef Paulo Machado e partida para o Lajedo de Pai Mateus. Caminhadas em trilhas com acompanhamento de guia para conhecer as espécies de frutos e plantas nativas que servem de alimento ao sertanejo. Por do sol no Lajedo, retorno para o hotel e pernoite.

08 de Junho

Check-out e viagem para Campina Grande. Dia completo de atividades na Casa de Cumpade com aula prática de cozinha para produção artesanal de Manteiga de Garrafa e Carne de Sol, carneada de carneiro e vivência do preparo da Buchada, Técnicas de cocção de Picado, Galinha de Casamento, farofa d’agua e pirão de galinha. Toda a produção usando ingredientes da fazenda onde está a Casa de Cumpade. No fim da tarde, visita à Feira do Artesão, um pavilhão com exposição das principais produções artesanais da Paraíba. A noite, visita ao Parque do Povo e vivência do Maior São João do Mundo - um complexo cultural composto por feira gastronômica, museu, apresentações de quadrilha e shows musicais.

09 de Junho

Partida após o café da manhã para a cidade de Areia para visita ao Engenho da Cachaça Triunfo e a Casa do Doce. Tarde inteira reservada para vivenciar o maior e melhor Arraia do Brasil – o Arraiá de Cumpade. Retorno para o hotel e pernoite.

10 de Junho

Check out e partida para o aeroporto de João Pessoa.

Conheça um pouco sobre os chefs que guiam este Food Safari

Chef Paulo Machado

Pesquisador, cozinheiro, viajante. Dedica-se a estudar o patrimônio alimentar das sociedades e compartilhar suas melhores experiências com os integrantes dos Food Safaris

Chef Cumpade João

Nordestino, cozinheiro, fazendeiro e artista. Pesquisador da cozinha de raíz nordestina, é mantenedor da Casa de Cumpade onde valoriza a identidade da cultura paraibana e conduz um forró arrasta pé que não deixa ninguém sentado.



Mapa de Localização