Food Safari Sul - Abril/2018

Food Safari Sul - Abril/2018

Churrasco, cogumelos silvestres, queijo Serrano, pinhão... estes e outros ingredientes frescos serão usados nas aulas práticas de cozinha que teremos durante o Food Safari Sul. São três noites de hospedagem em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. Uma expedição de pesquisa em busca de conhecimento sobre a técnica de assado em Ferro & Fogo, cerveja artesanal, produção de tábuas de madeira, tudo na companhia do Chef Paulo Machado.


28 de Abril de 2018 – Sábado
Chegada em Porto Alegre no período da manhã. Reunião do grupo no aeroporto às 12h e partida em van para São Francisco de Paula. São 120km percorridos em aproximadamente 2h30min. Parada no caminho em um sítio de produção de orgânicos e panificação artesanal. Chegada na pousada rural, check-in nos apartamentos.
Reunião do grupo na beira do lago para sapecada de pinhões e drink de boas vindas. O jantar nesta noite será preparado pela equipe do hotel..

29 de Abril de 2018– Domingo
Despertar ao amanhecer para acompanhar o pré-preparo do Churrasco – manusear as carnes & legumes, espetar e preparar o fogo. Saída após o café da manhã por propriedades nos arredores para coletar cogumelos silvestres. Retorno para o hotel para finalizar o preparo do almoço Ferro e Fogo e degustar um churrasco acompanhado de cogumelos silvestres assados na brasa e um buffet de saladas e legumes deliciosos. Tarde livre para desfrutar da propriedade – são diferentes trilhas na mata atlântica que levam a três cachoeiras e um lago. Quem quiser pode deitar numa rede e descansar sob o som dos passarinhos. Encontro do grupo na cozinha no fim da tarde para preparo do jantar usando ingredientes da região. A proposta dos chefs Paulo Machado e Marcos Livi (proprietário do Parador Hampel) é cozinharmos um cardápio a base de pinhão.

30 de Abril de 2018- Segunda-feira
Encontro ao amanhecer para tomar chimarrão e sair em caminhada para observação de aves. A pousada abriga vasta área de Mata Atlântica e devido seu status de conservação, acolhe alta diversidade de aves. Café da manhã e saída em van para a área rural do município de Canela/RS para visita à uma propriedade familiar produtora de Queijo Serrano e conhecer o processo de confecção do queijo num ambiente simples e acolhedor. Visita à uma propriedade rural onde conheceremos uma marcenaria de tábuas feitas à mão. Na propriedade, moeremos milho e faremos uma polenta para acompanhar o cardápio do nosso almoço.  No meio da tarde, visita a uma cervejaria para aula com o mestre cervejeiro finalizando com confraternização do grupo no bar da própria cervejaria.

01 de Maio de 2018 - Terça-feira

Caminhada pelo amanhecer, café da manhã e check-out para viagem para Porto Alegre.