Food Safaris Porto Alegre Cantina Micarone viagem e GastronomiaFood Safaris Porto Alegre Ricardo Dornelles Firma Bar Ricardo  viagem e GastronomiaFood Safaris Porto Alegre Azeites Premium viagem e GastronomiaFood Safaris Porto Alegre  viagem e GastronomiaFood Safaris Porto Alegre El TopadorFood Safaris Porto Alegre  viagem e Gastronomia Por do Sol Rio Guaiba
2021

Porto Alegre – Junho 2021

A gastronomia da capital gaúcha tem inúmeros diferenciais, seja nos ingredientes ou na arte em utilizá-los, o que faz desse destino gastronômico considerado a capital do Mercosul uma experiência singular. Nesse Food Safaris você conhecerá opções autênticas que não são necessariamente conduzidas para turistas, mas que são paradas certas de todos aqueles que buscam boas experiências aliadas ao bem servir.

Nossos anfitriões nessa expedição são a jornalista gaúcha Tati Feldens e o chef de cozinha Paulo Machado. Ambos desenharam esse roteiro com atividades para fugir do lugar comum.
Para eles, culinária é mais do que comer. É sobre nutrir, sobre comunidades, sobre cultura, sobre história, e até sobre religião e economia! É por isso que cada lugar tem sua gastronomia e uma das melhores coisas de viajar é experimentar a comida local.
Que tal vir com a gente desbravar o que Porto Alegre está fazendo de melhor e de novo, conhecendo também exemplos criativos de como os pequenos empreendimentos têm se reinventado ou se mantido em tempos de pandemia?

24 de Junho – Quinta-feira

Chegada em Porto Alegre e check-in no hotel. Encontro do grupo às 14h no lobby do hotel e saída em caminhada pelas ruas do bairro Moinho de Ventos e a “Rua mais bonita do Mundo”.
Em seguida sairemos de van para o Mercado Público de Porto Alegre para conhecer os mais de 100 boxes de venda de produtos regionais. Dentre os destaques, visita ao restaurante mais antigo da capital gaúcha, aberto em 1889, para saborear um delicioso bolinho de bacalhau e uma provinha deliciosa de salada de frutas com nata na banca mais famosa da cidade.
No início da noite partiremos para a inauguração do “não restaurante” Enoteca Girassol, lugar secreto dedicado à experiências enogastronômicas onde a Sommellier Michelle Landgraf nos receberá para um jantar harmonizado: menu temático São João & vinhos naturais. A noite ainda será completada com uma aula prática de sagu com a confeiteira Jaque Faraco.
Retorno para o hotel e pernoite.

25 de Junho – Sexta feira

Saída após o café da manhã para visita a Estância das Oliveiras localizada na zona rural de Porto Alegre. Ali teremos uma aula in loco sobre a produção de olivas e seu uso para produção de azeites.

Uma experiência que ficará na memória pois seu azeite acaba de ganhar duas medalhas de ouro na EVO Itália – um dos principais eventos de Azeites da Itália e está na final de um concurso entre os melhores azeites do hemisfério sul em que aproximadamente 2.000 marcas de azeite de todo mundo concorrem. O fim da atividade na Estância será celebrado com delicioso almoço.

Retorno para o hotel para descansar. Sairemos novamente no início da noite para o Firma Bar no Centro Histórico, cuja cozinha é comandada pelo chef Ricardo Dornelles que ganhou a etapa nacional 2019 do Bocuse d’Or.

26 de Junho – Sábado

Dia de conhecer um projeto de vinificação natural da Cantina Mincarone, vinícola idealizada por mãe e filho. Ana Maria Mincarone, jornalista de formação, estudou permacultura, astrologia, calendário maia e outras vertentes esotéricas antes de resolver fazer suco de uva de panela e iniciar curso de agricultura biodinâmica para a implantação de um vinhedo de uvas americanas na propriedade da família em Porto Alegre. Logo o filho Caio, fotógrafo de surf que mora em Floripa, entrou na brincadeira e desvirtuou o foco para a produção de vinhos.
Por lá, além de conhecer os detalhes da produção, vamos ter a oportunidade de degustar espumantes muito fora da curva. No meio da tarde sairemos para um passeio de barco no Rio Guaíba e ver Porto Alegre por outro ângulo de onde provavelmente você vai tirar as melhores fotos da sua viagem. Logo nos primeiros metros de passeio, já podemos observar a silhueta do Centro Histórico, emoldurado pelos armazéns amarelos do Cais Mauá. Conheceremos as ilhas da cidade acompanhados do mais belo pôr do sol do Brasil, para depois vislumbrar a beleza das pontes iluminadas. Para o jantar estão todos convidados a conhecer a proposta do 20Barra9 . Os anfitriões convidam a todos também para tomar um drink no Bar Valen.

27 de Junho – Domingo

Manhã livre em Porto Alegre. Checkout do hotel e partida às 11h para uma experiência sensorial voltada ao mundo do assado. El Topador nos convida para conhecer o seu Refúgio, onde teremos também encontro com alguns produtores de especiarias coma a Terroir Sul que desenvolve produtos com funghis. Além de pequeno workshop sobre o mundo do churrasco, uma degustação de cortes nobres de tirar o fôlego.
Ao final do almoço nosso motorista estará à disposição para levá-los ao aeroporto – sugerimos agendar um voo a partir das 18h.

Confira o Vídeo

Food Safari
Porto Alegre – Junho 2021