vindima Food Safaris 2023 Serra CatarinenseFood Safaris Serra Catarinense VNarbal Correa - Food Safaris Catarinense Food Safaris Serra CatarinenseMirante Food Safaris Papuã Serra Catarinensetruta defumada Quinta di Catarina Food Safaris
2023

Serra Catarinense – Março 2023

A Vindima na Serra Catarinense é desfrutada nestes 5 dias de viagem por paisagens belíssimas e pela cultura singular de seus moradores, expressa através da gastronomia.

Os patrimônios natural e cultural são a essência dos Food Safaris, elementos que a Serra Catarinense tem em abundância. Os Vinhos de Altitude não são os únicos protagonistas desta viagem. Vamos trazer à cena também o Frescal, queijo Serrano, Mel de Bracatinga, Trutas e as Maçãs. Tudo isso nas bordas do Parque Nacional de São Joaquim, detentor de paisagens de tirar o fôlego.

22 de Março – quarta-feira

Chegada em Florianópolis – agendar vôo para o aeroporto FLN chegando até às 12h. Nossa equipe estará esperando para reunir o grupo e darmos início ao Food Safaris. Embarque no transporte para viagem em direção à Serra Catarinense.

Faremos uma parada já no início da viagem para conhecer a arte de uma mestre queijeira premiada e degustar sua produção artesanal num brunch que inaugura nossa pesquisa sobre os sabores regionais.
Seguiremos viagem pela SC 390, uma estrada que serpenteia a Serra e nos conduz até nossa primeira morada nesse roteiro: a cidade de Bom Jardim da Serra. Check-in no hotel e descanso.

Chegada em Florianópolis – agendar vôo para o aeroporto FLN chegando até às 12h. Nossa equipe estará esperando para reunir o grupo e darmos início ao Food Safaris. Embarque no transporte para viagem em direção à Serra Catarinense.

No início da noite vamos nos reunir na cozinha show do hotel para o jantar especial de abertura. O menu foi elaborado com o objetivo de apresentar diferentes ingredientes da Serra, preparado pelo chef Narbal Correa. Um expoente da gastronomia catarinense, Narbal que também é pescador e mergulhador, tem sua trajetória na cozinha ligada aos frutos do mar. Sua pesquisa com os produtos da Serra Catarinense aproxima a cultura da “Ilha da Magia” como é conhecida a capital catarinense, com o interior do Estado.

23 de Março – quinta-feira

Após o café da manhã, vamos visitar uma propriedade de agricultura familiar com diferentes espécies de maçãs. Faremos uma caminhada pelo pomar percorrendo as macieiras carregadas de frutas pois é justamente a época da colheita anual. Ali seremos acolhidos pela proprietária que compartilha seu aprendizado sobre as técnicas de plantio, poda, cuidados e colheita. Oportunidade também de saborear cada tipo de maçã e entender suas peculiaridades e usos.

Faremos então uma visita à Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim, que produz cerca de 40 mil toneladas de maçã e seus derivados. Prepare-se para se surpreender com a engenharia de produção das indústrias catarinenses nesta empresa que também é referência na gestão de cooperativas.

Em tempo, vamos até a Vinhedos Monte Agudo acompanhar as festividades da Vindima e saborear o menu da chef Kathia Rojas numa refeição harmonizada com os vinhos locais. Retorno para o hotel no final da tarde para descanso.

24 de Março – sexta-feira

Seguiremos até a Vinícola Basseti para abrir o apetite e conhecer alguns de seus rótulos numa degustação orientada pela sommelier local. Todos estão em festa devido à Vindima, momento super especial para todos na região.

Seguiremos então até São Joaquim para uma visita guiada pelo vinhedo da Vinícola Pericó. A sommelier que nos conduz conta os detalhes da produção de um dos espumantes mais premiados do Brasil. A degustação de alguns rótulos será harmonizando os pratos do charmoso restaurante.

Antes de seguir viagem para Urubici, vamos até uma loja conhecer sua coletânea com os mais diversos Vinhos de Altitude da Serra Catarinense. Check-in no hotel e descanso.

25 de Março – Sábado

Sairemos após o café da manhã para o Morro da Igreja para observar o cartão postal do Parque Nacional: a Pedra Furada. O motorista nos conduz até o mirante e, com poucos passos, já teremos a visão incrível da paisagem. Descendo o morro, passaremos pela Serra do Corvo, outra estada encravada entre os paredões dos cânions.

Viajaremos até o município vizinho de Bom Retiro para conhecer o trabalho de um armazém que reúne produtos regionais artesanais sustentáveis da Serra Catarinense. Em especial ao Food Safaris, os proprietários servirão um almoço com ingredientes selecionados como a truta defumada. O chef Narbal tem sua contribuição nesse menu, o que deixa a experiência ainda mais especial. Uma experiência Slow Food para ficar na memória!

Retornaremos para Urubici em tempo de assistir o por do sol do alto do cânion. O mirante tem chão de vidro que dá a sensação de estar flutuando sobre o desfiladeiro da serra. Retorno para o hotel para descansar.
Quem tiver energia, convidamos a tomar um drink num dos charmosos restaurantes no centro da cidade.

26 de março – domingo

Café da manhã e saída para nossa última atividade na Serra: conhecer os detalhes da produção do Mel de Bracatinga numa fazenda que é também conhecida pela produção orgânica de frutas vermelhas. Ali também são desenvolvidos produtos derivados como geléias e ketchups.

A viagem de retorno à Florianópolis dura cerca de 3h30min. Sugerimos agendar um voo a partir das 16h ou permanecer mais uns dias na ilha para disfrutar das atividades que a cidade oferece.
Fim do Food Safaris Serra Catarinense

Confira o Vídeo

Food Safari
Serra Catarinense – Março 2023