Food Safaris Japão Food Safaris Japão Food Safaris Japão Food Safaris Japão

Japão

Experiência exclusiva de imersão na cultura e gastronomia na Terra do Sol Nascente.

A culinária japonesa é uma arte e, desde 2013, a gastronomia tradicional “Nihon” é considerada Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO, pois preserva a ancestralidade e prioriza a sazonalidade dos ingredientes, a decoração e apresentação minimalista dos pratos e atenção aos utensílios de mesa, além do sabor natural dos alimentos. Serão 10 dias de imersão na cultura oriental para vivência de atividades cotidianas e interação com experiências inesquecíveis.

 


Dia 1

Partida do Brasil nos dias 09 ou 10 de Novembro e chegada no Aeroporto de Narita (NRT) no início da tarde do dia 11. Pedimos que escolha um voo chegando em torno das 14h em Toquio. Vamos dar início a esta viagem e Gastronomia no Japão!

Transfer até o hotel no bairro Ginza – escolhido para nossa hospedagem durante a primeira etapa da viagem na capital japonesa. Este é um dos principais bairros comerciais da cidade, repleto de boutiques, além de sofisticados bares de cocktails e sushi.

Este primeiro dia é dedicado ao descanso da viagem e adaptação ao horário (jet lag) e clima local.

Dia 2

Incluimos este dia no roteiro para ser uma adaptação em razão do Jet Lag.

Aqueles que estiverem já descansado convidamos, após o café da manhã, sair conosco para caminhar pelo Toyosu Fish Market, que abriu no lugar do Tsukiji Fish Market, o maior mercado de peixes, conhecido mundialmente desde 1935 por seus leilões de atum durante a madrugada, e uma das principais atrações turísticas de Tóquio.

O restante do dia deixamos livre para ir visitar alguns dos pontos altos da cidade: o Museu Edo-Tokyo; a cidade de Ryogoku onde se concentram as principais escolas de sumô; o Sensō-ji, templo budista mais antigo de Tóquio; o Nakamise, uma rua de lojas que vende souvenir e comidas típicas. Quem gosta de design, a visita ao Shopping Ginza Six vai se surpreender.

Nossa sugestão é ir dormir cedo para que o corpo esteja 100% descansado para melhor aproveitamento da viagem do próximo dia.

Dia 3

Café da manhã e partida para uma experiência gastronômica exclusiva. Vamos numa loja de missô que fica nos subúrbios de Tóquio para que todos sintam as diferenças e a abundância de um dos ingredientes mais usados na gastronomia japonesa. O conhecimento será conduzido por Roberto Maxwell, especialista em turismo cultural em Tóquio e Carlos Fukuy, brasileiro radicado no Japão, chef e cozinheiro aqui nessas bandas do oriente.

Depois, vamos para uma cozinha onde o Carlos nos oferece um almoço com diversas expressões do missô, harmonizado com saquê. Uma experiência agradável, instrutiva além de, claro, deliciosa e inesquecível.

Dia 4

Café da manhã e check-out do hotel. Vamos fazer nossa primeira viagem no Shinkansen (trem bala) com destino a Niigata, atravessando o Japão de leste para oeste. Este é um momento perfeito para ver as folhas de outono que colorem a paisagem. Nosso transporte nos levará direto para o Northern Culture Museum, onde vamos almoçar.

Gata significa pântano – ambiente perfeito para o cultivo de arroz. No almoço de hoje vamos aproveitar o melhor arroz do Japão, recém colhido no final de outubro. Vamos cozinhá-lo numa panela tradicional de ferro fundido.

Nessa tarde seremos conduzidos numa visita à Sake Lagoon Brewery, empresa familiar e artesanal produtora de saquê. Neste local teremos aula muito especial seguida de degustação orientada. Localizada na reserva natural de Fukushimagata, a fábrica é recente e produz saquês doburoku (não filtrados).

Depois vamos conhecer a área de Nuttari – um centro de alimentos fermentados. Vamos aprender sobre a essência da comida japonesa: o miso e o dashi. A pasta de missô bem como a sopa de missô feita de dashi estão sempre na mesa da casa japonesa. Vamos experimentar vários tipos diferentes de Missô e Dashi.

Check-in no hotel e descanso. Nos encontraremos às 20h para um jantar Kaiseki harmonizado com saquês. Kaiseki é um jantar japonês com vários pratos que começa com aperitivo, sashimi, sopa, prato cozido, peixe grelhado e arroz. Uma noite especial que conta ainda com apresentação de Gueishas. Vamos ter a oportunidade de aprender sobre os detalhes da formação cultural destas artistas.

Dia 5

Após o café da manhã, viajaremos de ônibus para o norte com destino a Murakami. Vamos conhecer sua cultura gastronômica altamente conservada. Murakami era conhecido como um centro de salmão no século 11 e, ainda hoje, há fileiras de salmão secos penduradas nos beirais das casas que poderemos observar de perto e ainda aprender sobre a técnica ancestral de conservação. A cidade também guarda ainda algumas tradicionais casas de chá – as Machiya.

O almoço será uma atividade exclusiva na residência da Sra. Kon (mais detalhes na próxima página). Depois do almoço visitaremos um mercado de peixe para ver a pescaria do dia. Além disso, nesta época do ano, poderemos ver as ovas de salmão e o salmão.

Em Murakami, o dono da casa de chá irá preparar o chá para nós. Beberemos o chá cultivado localmente junto à lareira irori em uma antiga casa Machiya. Um dia com experiências autênticas da cultura japonesa para ficar para sempre na memória! Viagem e Gastronomia no Japão!

Retornaremos no meio da tarde para Niigata e teremos o resto da tarde e noite livres.

Dia 6

Check-out após o café da manhã. Vamos dedicar os próximos dias para conhecer a Ilha de Sado.
Será necessário separar a bagagem em dois volumes: a mala grande deve permanecer em Niigata para ser despachada para o hotel em Tóquio (onde ficaremos hospedados no retorno). Portanto, cada passageiro deverá levar somente uma mala pequena (sacola de viagem).

Viajaremos em balsa de alta velocidade e passaremos dois dias e meio na ilha de Sado, na costa do Mar do Japão. É a 6ª maior ilha do arquipélago japonês, tem apenas 52 mil habitantes.

A ilha já foi um local de exílio para nobres da corte e imperadores do século VIII. No período Edo, no final do século 18, uma corrida do ouro trouxe à ilha trabalhadores e novas riquezas. Devido à sua história e isolamento, Sado tem uma herança cultural muito distinta e, na gastronomia, é produtora de um estilo de saquê diferente de outras partes de Niigata. Vamos passear pela costa rochosa da ilha e conhecer alguns pontos especiais de interesse historico e cultural de Sado.

Check-in no hotel e chance de relaxar num Onsen- banho em águas termais. Convidamos a todos para mergulhar nas fontes termais naturais onsen antes do jantar.

O jantar de boas-vindas no Sado é em estilo kaiseki com frutos do mar frescos.

Dia 7

Nosso dia terá uma palestra sobre koji, um fermentado que engrandece o paladar dos pratos japoneses, feito de arroz e usado para fazer saquê, missô, molho de soja e muito mais. Vamos aprender o que é isso, como é feito e provaremos o que faz com a comida.

Também vamos visitar um pomar de macieiras e peras japonesas diferentes. Você vai se surpreender com o tamanho das frutas e a qualidade do sabor!

À tarde, visitaremos a pitoresca cidade pesqueira chamada Shukunegi, à beira-mar e poderemos degustar alguns saquês locais.

Também vamos assistir à apresentação de um grupo de Taiko (tambores) pois os grupos mais famosos são os Taiko de Kodo, aqui da ilha de Sado. Em japonês, a palavra kodo significa “tambor da criança”.

À noite, desfrutaremos de um jantar leve com salada, peixe marinado em koji, arroz e sobremesa. Viagem e Gastronomia no Japão!

Retorno para o hotel no fim da tarde e descanso.

Dia 8

Manhã livre para desfrutar do café da manhã japonês e descansar.
No final da manhã faremos check-out e seguiremos viagem de volta para Niigata usando a balsa rápida.
Durante a pausa na estação de Niigata, poderemos comprar nossa Bento para almoçar durante a viagem de trem pois, de Niigata, seguiremos de Shinkasen (trem bala) para Toquio.

Desta vez, ficaremos hospedados no bairro Shinjuku, bairro de entretenimento futurista de Tóquio, conhecido pelos edifícios com fachadas de néon repletos de bares, cassinos, karaokês e restaurantes temáticos.
Deixaremos a noite de sábado livre para aproveitar a vida noturna. Isso é Viagem e Gastronomia no Japão!

Dia 9

Café da manhã no hotel e dia livre em Shinjuku para atividades livres. Sugerimos caminhar pelo Jardim Nacional Gyoen, ir até o mirante do edifício Metropolitan Governmen para um café e uma vista incrível da cidade; ou visitar o museu Samurai.
O shopping mais famoso é o NEWoMan, com opções de café nos jardins do último andar.
A noite, vamos confraternizar jantando juntos num Izakaya. Os que tiverem energia, sugerimos terminar a noite em um karaokê.

Dia 10

Café da manhã no hotel e partida para o aeroporto Narita. Àqueles que partem para o Brasil, desejamos um excelente retorno, lembrando que o café da manhã e o traslado até o aeroporto estão inclusos.
Para aqueles que permanecem no país para conhecer um pouco mais desta cultura milenar fascinante, desejamos excelentes experiências! Fim da Viagem e Gastronomia no Japão!

Confira o Vídeo

Food Safari
Japão

Falar pelo WhatsApp
Fale Conosco!
Olá,
como podemos te ajudar?