Food Safaris AçoresFood Safaris AçoresObservação de BaleiasFood Safaris Açores QueijosFood Safaris AçoresFood Safaris Açores Produção de chá
2023

Açores – Setembro 2023

Uma viagem de lazer e conhecimento sobre o patrimônio cultural das ilhas de Açores.

Viagem pelos aromas e sabores dos Açores  de 7 dias  divididos entre as ilhas de São Miguel e Pico onde vamos cozinhar nas caldeiras de Furnas, aprender sobre a produção de chá, degustar premiados vinhos e pratos regionais, observar baleias e desfrutar da hospitalidade açoriana.

03 de Setembro

A viagem pelos aromas e sabores dos Açores inicia com a recepção no aeroporto da Ilha de São Miguel na cidade de Ponta Delgada (PDL). Nossa equipe estará aguardando sua chegada para transporte até o hotel. Check-in nos apartamentos e descanso. Encontro do grupo no final da tarde no saguão do hotel para um drink de boas vindas com nossa anfitriã.

Sairemos caminhando pela vila até o restaurante Anfiteatro. O gastrônomo especialista em cultura açoriana, Antônio Cavaco irá nos receber para uma aula sobre a formação cultural e gastronômica das ilhas de Açores, durante um jantar de 6 etapas harmonizado com vinhos e licores locais.

Saberemos mais sobre os produtos com denominação de origem que estão protegidos como patrimônio alimentar. Uma linda introdução aos costumes e tradições que conheceremos melhor durante estes dias de Food Safaris.

04 de Setembro

Café da manhã e check-out. Vamos nos deslocar até uma tradicional fazenda de chás para visitar a plantação, aprender sobre a colheita do chá, separação de folhas. Ao final da visita, faremos uma degustação dos chás da propriedade.

Depois seguiremos para a cidade de Furnas onde permaneceremos os próximos 4 dias. A caminho da cidade, faremos uma parada para almoço a fim de saborear as cracas e outros frutos do mar e também em alguns mirantes para apreciar a belíssima paisagem.

Check-in no hotel, um meio de hospedagem encantador em meio à natureza. Nos encontraremos no início da noite para caminhar até o restaurante da Dona Tereza. Com ela, vamos acompanhar o preparo dos ingredientes do Cozido que passará a noite em cocção no buraco do vulcão. Nossa noite encerra com um convite da nossa anfitriã para tomarmos um drink e comermos pizza no centrinho da cidade.

05 de Setembro

Depois de um café da manhã tranquilo, vamos visitar uma queijaria tradicional e conhecer sobre os laticínios de São Miguel. Após uma degustação orientada pela mestre-queijeira Paulinha, vamos até o Parque da Lagoa desenterrar nosso cozido. A degustação desse tradicional prato açoriano será feita sob a sombra das árvores, num picnic regado a bons vinhos da regionais.

Retornaremos para o hotel para descansar após o almoço. Convidamos a todos para, no final da tarde, sairmos tomar café da rua das Caldeiras assim como fazem os moradores locais.

06 de Setembro

Vamos passar o dia no Nordeste da Ilha, um dos lugares mais oníricos devido à baixa ocupação humana e grande área de natureza conservada. Vamos poder observar a paisagem e vários mirantes.

Ali poderemos degustar outro ingrediente com indicação geográfica de Açores que é o Galo Capão.
O chef do restaurante é também produtor rural e compartilha conosco os detalhes dessa iguaria.

Retornaremos para o hotel no meio da tarde para aproveitar a deliciosa estrutura de lazer que oferece.

09 de Setembro

Partida para o aeroporto para embarcar no voo de volta para Lisboa. Fim do FoodSafaris Açores.

07 de Setembro

Hora de se despedir de Furnas, fazer as malas e voar para a Ilha de Pico.
Esta é a segunda maior do arquipélago e aquela onde se situa a mais alta montanha de Portugal, o Pico, que lhe deu o nome, com 2.351 m de altitude.
Os extensos campos de lava que marcam a paisagem da ilha formam a paisagem cultural da Vinha da Ilha do Pico, declarada Património da Humanidade da UNESCO em 2004. É em razão das vinhas e de uma paisagem exuberante que escolhemos passar os próximos dois dias aqui.

Ao chegarmos no aeroporto de Pico, seguiremos para nosso hotel para descansar, aproveitar a piscina ou caminhar pela beira mar e descobrir as piscinas naturais.

08 de Setembro

Uma programação maravilhosa foi organizada para esse dia. Começaremos com um passeio de barco para observação de baleias. Pelas paisagens basálticas da ilha de Pico, as gigantes do mar encontram tranquilidade e abundância de alimento.

No final da manhã estaremos adentrando os campos vitivinicultores da Wine Azores. As vinhas nesta região têm que ser plantadas em locais onde estejam abrigadas e, por essa razão, criaram-se os currais – muros de pedras onde se plantam as vinhas de maneira para ficarem protegidas do vento e do ar salgado do mar. Este terroir tão peculiar dá origem, acima de tudo, a vinhos generosos que oferecem uma frescura e acidez única.

Teremos um almoço especial na vinicola como encerramento desse dia especial e da expedição Food safaris que vivemos juntos.

Confira o Vídeo

Food Safari
Açores – Setembro 2023