Caça a trufas Chef Paulo MachadoCaça a trufas Chef Paulo MachadoCaça a trufas Food Safari EslovêniaFood Safari EslovêniaCaça a trufas Food Safari Eslovênia
2021

Eslovênia – Novembro 2021

Uma programação elaborada para quem ama viajar e conhecer as “raízes” das culturas alimentares

Caçada a Trufas brancas e negras com o auxílio de cachorros e de pesquisadores especialistas. O mundo das trufas será complementado com a participação na maior feira de trufas da Europa Central. Estas e outras atividades durante o Food Safari Eslovênia.

11 de Novembro – quinta-feira

Chegada em Ljubljana, nossa equipe estará no aeroporto aguardando sua chegada e te conduzirá até o hotel. Veja no final deste documento nossas sugestões de voos. Check-in no Hotel e encontro do grupo com o chef Paulo Machado no saguão em torno das 18h30 para o primeiro dia de Food Safaris cujo objetivo pincipal é a busca por Trufas brancas e negras

Saída para nosso jantar de boas vindas com um menu composto de pratos tradicionais inclui harmonização com vinhos regionais. O restaurante não oferece pratos sofisticados, sua cozinha é embasada na gastronomia familiar tradicional. Podemos comparar àquilo que representa um restaurante mineiro no Brasil. Será nossa primeira imersão aos sabores da Eslovênia. Retorno para o hotel para pernoite.

12 de Novembro– sexta-feira

Café da manhã no hotel e saída para conhecer o Castelo de Ljubljana – um complexo de edifícios medievais construídos sobre uma colina que serviu de fortaleza durante muitos séculos. Vamos subir de teleférico até o castelo e conheceremos sua história através de uma visita guiada. Ao final do passeio, vamos almoçar num dos restaurantes do castelo para degustar um menu contemporâneo de 3 tempos preparado por chef renomado.

Tarde e noite livres para conhecer a cidade, andar pelos canais do rio Ljubljana e se encantar com a arquitetura da cidade.

13 de Novembro– sábado

Partida após o café da manhã para o vilarejo Livade, na Croácia, conhecida como a capital de trufas da Ístria. Vamos participar da maior feira de trufas desta porção da Europa, que além da feira, realiza uma exposição internacional de vinho e outros produtos indígenas da Ístria como presunto da Ístria, lingüiça, queijo, mel, azeite, aguardente… Oficinas de culinária, demonstrações de caça de trufas na floresta e várias degustações durante as quais os participantes podem experimentar especialidades culinárias feitas com trufas apresentadas por chefs regionais. Durante todo o dia teremos a companhia do Pesquisador Biólogo em Fungos Dr. Tine Grebenc, quem poderá esclarecer nossas dúvidas sobre trufas, desde os processos de controle do ambiente produtivo, colheita até os melhores usos gastronômicos de cada espécie.

Retorno para Ljubljana no meio da tarde. Saída para jantar no bar de tapas TaBar onde teremos uma degustação de vinhos orgânicos eslovenos sob orientação do Sommelier Zan Abutovic. Retorno para o hotel para pernoite.

14 de Novembro– domingo

Partida após o café da manhã para nossa Caça às Trufas. Viagem de aproximadamente 1h em micro ônibus até o sudoeste da Eslovênia. Escolhemos esta região devido à possibilidade de encontrar trufas brancas e negras nessa época do ano. Nosso guia nessa caçada é um dos maiores especialistas em trufas da Eslovênia. De acordo com as perspectivas climáticas e análise do especialista, vamos ao melhor sítio para procurar estes fungos comestíveis.

A caçada é realizada na área rural e contaremos com a ajuda de cachorros treinados para localizar as trufas no solo. Todos estão convidados a cavoucar a terra em busca de trufas. Após a caçada, faremos uma parada para almoço e retorno para Ljubljana. Noite livre.

15 de Novembro– segunda-feira

Partiremos após o café da manhã para a cidade de Komen, Vamos conhecer o trabalho do  chef Ago Špacapan – cozinheiro mas também produtor artesanal de presuntos, azeites, acetos, queijos, manteigas e vinhos que utiliza na cozinha do seu restaurante. Uma arte que aprendeu com a os pais e aperfeiçoou com estudos e práticas na área de gastronomia. O restaurante é parte de uma pequena empresa familiar uma vez que seu pai cuida da fazenda de porcos e das plantações, sua mãe cuida da hospedaria com quatro quartos. Nesse ambiente seremos acolhidos e conheceremos os cuidados que o chef Ago dedica aos insumos que compõe seus pratos. Após um delicioso almoço, vamos conhecer a pequena cidade de Komen e iniciar o retorno para Ljubljana. Noite livre.

16 de Novembro – terça-feira

Dia de despedida do Food Safari. O check-out do hotel é até o meio-dia. Transporte para o aeroporto no horário do seu voo.

Confira o Vídeo

Food Safari
Eslovênia – Novembro 2021