Food Safari GauchoFood Safari Serra GauchaFood Safari Serra GauchaFood Safari Serra GauchaFood Safari Serra GauchaFood Safari Serra Gaucha
2020

Serra Gaúcha – Maio

Churrasco, cogumelos, queijo serrano e pinhão - a cozinha gaúcha reunida

Prepare-se!  O que propomos aqui é uma imersão ao patrimônio alimentar da região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. Uma expedição composta por curiosos, amantes e profissionais de cozinha com um interesse em comum: conhecimento.

Expedição conduzida pelo chef Fabricio Goulart.

16 de Maio
sábado

Chegada em Porto Alegre (POA) no período da manhã. Reunião do grupo no aeroporto às 12h e partida em van para São Francisco de Paula. São 120km percorridos em aproximadamente 2h30min. Parada para almoço num restaurante de comida tibetana para apresentação geral do grupo. Check-in na nossa morada durante os próximos dias: Parador Hampel, um meio de hospedagem que desde 1899 acolhe visitantes em busca de relaxamento, água e ar puros. Após conhecer a estrutura do hotel e entrar nos apartamentos, reunião do grupo na beira do lago para sapecada de pinhões e drink de boas vindas.  O jantar nesta noite será preparado pela equipe do hotel, coordenada pelo chef Marcos Livi, proprietário do hotel.

17 de Maio
domingo

Despertar cedo pela manhã para acompanhar o pré-preparo do Churrasco – manusear as carnes & legumes, espetar e preparar o fogo.  Saída após o café da manhã por propriedades nos arredores para coletar cogumelos silvestres. Uma oportunidade de conhecer as diferentes espécies de cogumelos e identificar quais são comestíveis. Retorno para o hotel para finalizar o preparo do almoço Ferro e Fogo e degustar um churrasco acompanhado de cogumelos silvestres assados na brasa e um buffet de saladas e legumes deliciosos. Encontro do grupo na cozinha no início da noite para preparo do jantar usando ingredientes regionais.

18 de Maio
segunda-feira

Encontro ao amanhecer para tomar chimarrão e sair em caminhada para observação de aves. O Parador Hampel abriga vasta área de Mata Atlântica e devido seu status de conservação, acolhe alta diversidade de aves. Café da manhã e saída em van para visitar uma propriedade familiar produtora de Queijo Serrano. Seu Vanderlei nos receberá para mostrar todo o processo de confecção do seu queijo num ambiente simples e acolhedor. Visita à propriedade Monã Centro de Estudos Ambientais, onde conheceremos a marcenaria de tábuas artesanais de Daniel Castelli. Na propriedade ainda teremos um almoço especial.  No meio da tarde, visita ao centro da cidade de Gramado para visita à igreja, tomar um cafezinho e fazer compras de artesanato.  Retorno para o hotel e pernoite.

19 de Maio
terça-feira

Caminhada pelo amanhecer, café da manhã, check-out e viagem para Porto Alegre.          

Confira o Vídeo

Food Safari
Serra Gaúcha – Maio