Reisado - Food SafarisFood Safaris Vale do São Francisco Viagem Gastronomia VinhosFood Safaris Vale do São Francisco Viagem GastronomiaFood Safaris Vale do São Francisco Viagem Gastronomia Frutos de exportaçãoSamba Roda Food Safaris Vale do São FranciscoFood Safaris Vale do São Francisco Viagem Gastronomia NaturezaBrasil Food Safaris Artesanato Mestre Carpinteiro
2022

Vale do São Francisco – Julho 2022

Todo o charme de uma das regiões produtoras de vinhos e frutas mais importantes do mundo, compondo a programação dessa viagem cultural e inédita por umas das regiões mais bonitas do país.

A chef Juci Melo, do restaurante Flor de Mandacaru, mulher “arretada” e cheia de conhecimento sobre bodes, sarapatéis e vinhos regionais é a anfitriã dessa expedição. Ela conduz o grupo em atividades excepcionais e exclusivas para que tenham a melhor experiência na região.

26 de Julho – Terça-feira

Chegada em Petrolina para início dessa expedição de enogastronomia. Nossa equipe estará no aeroporto aguardando sua chegada para seguir até o hotel. Check-in Hotel Nobile del Rio e pernoite.

27 de Julho – Quarta-feira

Delicioso café da manhã e reunião do grupo no saguão do hotel. Breve apresentação de todos e partida para visitar a e a oficina do Artesão Mestre Quincas e o trabalho com carrancas de Mestre Biu dos Anjos.

Ao meio-dia, vamos visitar o Bodódromo e almoçar no restaurante Bode do Angelo. O proprietário Angelo nos recebe para compartilhar seus conhecimentos e apresentar os pratos da casa. Ele é criador de bode e tem também uma boutique de carnes no local.

Descanso no hotel a tarde. Jantar no restaurante Flor de Mandacaru e ter uma aula sobre o peixe Cari e uso de PANCs da Caatinga. Pernoite.

28 de Julho – Quinta-feira

Saída após o café da manhã para visitar uma fazenda de frutos nativos e exóticos de qualidade excepcional. A proprietária nos recebe nos campos para nos mostrar sua produção especializada principalmente em Caju, Carambola, Figo, Manga rosa e Goiaba Crocante.

Em seguida, vamos conhecer uma produção do Porco Preto da Serra da Santa – uma iguaria regional deliciosa produzida numa fazenda de premissa sustentável. Ali teremos

Após descanso, seguiremos para a primeira atividade de enogastronomia na Vinícola Rio Sol onde conheceremos o parreiral e a área de produção de vinhos e poderemos tomar banho nas águas do Rio São Francisco degustando espumantes locais. Retorno par ao hotel e Pernoite.

29 de Julho – Sexta-feira

Após o café da manhã no hotel, vamos embarcar na van com destino à queijaria da Nina e conhecer seu trabalho com queijos de cabra na companhia do especialista Prof. Dr. Daniel R. Menezes da UNIVASF, representando o projeto Queijos do Sertão.

A manhã continua com uma visita PRIVATIVA guiada pelo parreiral da Vinícola Terra Nova, casa da Miolo no vale do Rio São Francisco. Seremos então acolhidos na vinícola com uma degustação de rótulos especiais de espumantes. Uma experiência de enogastronomia que ficará na memória.

Com as energias renovadas na área rural, vamos embarcar no Vapor do Vinho – uma navegação PRIVATIVA pelo Lago Sobradinho com banho, paisagens exuberantes sob o som de forró pé-de-serra. O almoço será embarcado e a atividade acontece até o por do sol. Uma tarde dedicada à celebração da vida de forma privativa e exclusiva para o Food Safaris.

30 de Julho – Sábado

Saída após o café da manhã  em direção à Lagoa Grande/PE para conhecer a tradicional Vinícola Bianchetti, a mais antiga de Petrolina com sua produção de suco de uva orgânico e vinhos. Nossa terceira experiência de enogastronomia no roteiro.

No retorno para Petrolina, vamos conhecer a cooperativa de produção de alimentos Casa de Cambraia, onde um grupo de mulheres confeccionam diariamente em torno de 3mil iguarias entre elas a cambraia (beijuzinho seco), as cambraias temperadas (orégano, alho cebola, cenoura, couve e beterraba), o beiju (tapioca) e o sequilho doce.  

Pausa para almoço no centro da cidade e retorno para o hotel para descansar.

No meio da tarde vamos até o Café de Bule para conhecer o Bolo de Rolo e Bolo de Noiva – ambos Patrimonio Imaterial de Pernambuco e degustá-los com um delicioso cafézinho. Também vamos experimentar o queijo da Dona Nina no recheio de Cartolas.

Em seguida vamos conhecer o Samba de Véio da Ilha do Massangano – uma manifestação cultural afro descendente que envolve uma roda de samba animada com tamboretes e as palmas dos participantes. Crianças e adultos brincam e somos convidados a nos juntar à roda para dançar e cantar. Retorno para o hotel e pernoite.

31 de Julho – Domingo

Café da manhã e período livre para descansar e aproveitar os museus e demais espaços culturais da cidade.

Nossa equipe levará você até o aeroporto para embarque.

Fim do Food Safaris Vale do São Francisco.

Confira o Vídeo

Food Safari
Vale do São Francisco – Julho 2022